Gilmar Mendes

All Photos Twitter.com 20 hours ago
Hoje, celebramos o centenário de Paulo Freire, educador pernambucano que dedicou sua vida à alfabetização e deixou um legado para a educação em todo o mundo. Seus ensinamentos serão sempre lembrados nas escolas. #PauloFreire100anos
Ontem minha cidade natal, Diamantino (MT), celebrou 293 anos. Diamantino é, com muito orgulho, um grande polo do agronegócio, conta com um excelente IDH e possui uma rica e bela história desde a sua fundação. Felicito todos os meus conterrâneos!
Nos últimos dias, participei dos eventos de lançamento da Biblioteca @SejaIDP - Juruá Editora. A coleção conta com excelentes obras de diversas searas do Direito e certamente será um importante instrumento de estudo para acadêmicos e profissionais. youtu.be/4-RZ7IgvBfU
Retweeted by Gilmar Mendes
Parabenizo a delegação brasileira pelo excelente desempenho nos Jogos Paralímpicos. Os nossos atletas fizeram história e protagonizaram a melhor campanha do Brasil nos jogos. São exemplos de empenho e determinação, que nos dão a esperança de um mundo mais inclusivo. #Paralympics
Manifesto meu profundo pesar pelo falecimento do Prof. José Manoel de Arruda Alvim, um dos maiores processualistas do país. É uma perda muito grande para o Direito brasileiro, mas os seus ensinamentos e as boas lembranças ficarão eternizadas nas memórias de seus inúmeros alunos
A contribuição de hoje do ministro Ricardo Lewandowski é de extrema relevância. Sugiro a leitura a todos. www1.folha.uol.com.br/opiniao/2021/0…
Estamos ao vivo com o lançamento virtual da Biblioteca @SejaIDP - Juruá Editora. Acompanhem pelo Youtube: youtu.be/TxkooGgMLMk
Retweeted by Gilmar Mendes
Neste mesmo dia, em 1973, o Santos conquistava o #Paulistão, naquele que seria o último título de @Pele com o #MantoSagrado! 🏆E
Retweeted by Gilmar Mendes
A fabricação artificial de crises institucionais infrutíferas afasta o país do enfrentamento dos problemas reais. A crise sanitária da pandemia, a inflação galopante e a paralisação das reformas necessárias devem integrar a agenda política. É hora de reordenar prioridades.
País precisa de Lei de Responsabilidade Social, diz Gilmar Mendes (@gilmarmendes) em webinar do @Poder360 e do IDP (@SejaIDP) poder360.com.br/economia/pais-…
Retweeted by Gilmar Mendes
Hoje, a seleção feminina de futebol se despediu das Olimpíadas em uma partida emocionante. O Brasil agradece por tudo o que essa geração fez pelo futebol. Marta e Formiga deixam seus nomes entre as maiores do esporte e serão sempre grandes inspirações para as futuras gerações!
Manifesto meu pesar pelo falecimento de José Arthur Gianotti. Foi um dos maiores filósofos do nosso país e deixa um legado de grandes obras para acadêmicos, estudiosos e estudantes! Meus sentimentos aos familiares e amigos.
Parabenizo o @timebrasil pela excelente participação na estreia do skate nas Olimpíadas! Já conseguimos garantir duas medalhas ao Brasil com as grandes atuações de Kelvin Hoefler e Rayssa Leal, que, com apenas 13 anos, compete como uma gigante do esporte.
Os representantes das Forças Armadas devem respeitar os meios institucionais do debate sobre a urna eletrônica. Política é feita com argumentos, contraposição de ideias e, sobretudo, respeito à Constituição. Na nossa democracia, não há espaço para coações autoritárias armadas.
Artigo da @TheEconomist traduzido pelo @Estadao aborda a delicada situação de Cuba nas últimas semanas. Os debates sobre o fim do bloqueio são relevantes, mas não devem se sobrepor aos valores da democracia e da liberdade de expressão internacional.estadao.com.br/noticias/geral…
Os índices de concessão de HC demonstram que muitos casos precisam percorrer toda a pirâmide do judiciário para que uma decisão ilegal seja revertida. Ainda há tribunais extremamente hesitantes em seguir a jurisprudência do STJ ou do Supremo. É preciso racionalizar o sistema. twitter.com/gustalmribeiro…
Foi ao ar ontem o sexto episódio do podcast “Supremo na semana”, que contou com a minha participação. Na oportunidade, abordei a questão da atuação do STF durante a pandemia de #COVID19. Acompanhem pelo Spotify: open.spotify.com/episode/00NXMs…
Em 2015, quando o STF proibiu a doação de PJs nas eleições, alertei para o risco de inflação exorbitante do fundão. Ao invés, deveríamos fortalecer a fiscalização dos gastos de campanha (historicamente frágil). Em um sistema complexo, não há fórmulas prontas e nem almoço grátis.
No dia 13/7, participei da banca de doutorado do Prof. Rafael Fonseca na USP. Orientado pelo Prof. Fernando Scaff, Rafael desenvolveu uma interessante pesquisa sobre a “Judicialização da Dívida Pública Federativa no STF”. Parabéns pela aprovação e pelo trabalho!
Retweeted by Gilmar Mendes
Manifesto meu pesar pelo falecimento de Paulo Tarso Flecha, um dos maiores nomes de nossa diplomacia. Foi embaixador no Reino Unido, nos EUA e na Itália. Marcou seu nome na história do Itamaraty pela sua primorosa atuação em defesa do Brasil. Meus sentimentos aos familiares.
Disseminar notícias falsas é corrosivo para a democracia e configura crime. Não existe juiz da Corte Constitucional brasileira favorável à pedofilia, à tortura ou a qualquer forma de violência. A mentira jamais vai conseguir impedir a defesa da Constituição. #VerdadesdoSTF
Os episódios desta semana mostram que o Brasil precisa reforçar seu compromisso de apoio à estruturação da democracia no Haiti. Laços fortes de diplomacia e supervisão atenta são medidas importantes. É tempo de imprimir a solidariedade nas relações exteriores.
Manifesto minha solidariedade à população haitiana, principalmente aos familiares e amigos do Presidente Jovenel Moïse pelos acontecimentos dessa semana. Um triste episódio para um país que guarda muitos laços com o povo brasileiro.
Os brasileiros podem confiar nas Instituições, na certeza de que, soberanamente, escolherão seus dirigentes nas eleições de 2022, com liberdade e sigilo do voto. Não serão admitidos atos contra a Democracia e o Estado de Direito, por configurar crimes comum e de responsabilidade.
Retweeted by Gilmar Mendes
No dia 6/7, ocorreu o lançamento da nova edição do livro “O (meu) melhor de Portugal”, de Sérgio A. S. Almeida. Parabenizo Sérgio pela fascinante obra, que registra as belezas e os encantos de Portugal. youtu.be/4ynCjdxX0jU
As sucessivas crises do nosso sistema - com incansáveis invocações de impeachment - reclamam uma reforma que garanta a co-responsabilidade do Congresso Nacional nos deveres de Governo. Representatividade e governabilidade podem andar juntas.
Cumprimento o Presidente do TSE @LRobertoBarroso pela importante defesa da proposta de Semipresidencialismo. Em conjunto com @MichelTemer e o Professor Manoel Gonçalves, desde 2017, cultivamos essa alternativa para a superação dos déficits de governabilidade do modelo atual.
Manifesto meu grande pesar pelo falecimento de Jorge Amaury Maia Nunes, notável advogado e professor de processo civil. Será sempre uma inspiração para seus colegas de profissão e ex-alunos. Meus sentimentos aos familiares.
No Ponto a Ponto de hoje (30), Monica Bergamo (@monicabergamo) e Antonio Lavareda (@LavaredaAntonio) conversam com Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, sobre o papel do STF em meio à crise que o país atravessa. Ao vivo, às 23h na tela do BandNews. Não perca!
Retweeted by Gilmar Mendes
Manifesto meu pesar pelo falecimento de Francisco de Souza, o Chico Agulha. Notável médico acupunturista, Chico teve um papel fundamental para o desenvolvimento e popularização dessa terapia no país. Meus sentimentos aos familiares.
Estamos ao vivo no Canal do YouTube do @SejaIDP discutindo as relações entre Democracia, Mídia e Combate à Corrupção, com o professor Fausto Vecchio da Itália e a Desembargadora Simone Schreiber do TRF-2. Acompanhem no link youtube.com/watch?v=sZz967…
Estamos ao vivo com mais um seminário do Ciclo de Debates “Conferências Paulo Brossard”. No encontro de hoje, os professores Carlos Blanco de Morais e José Levi do Amaral debatem o tema “Sistema Partidário Repensado: os Dilemas do Polipartidarismo”. youtu.be/qCDMXTGVcCo
Estamos ao vivo no YouTube do @SejaIDP discutindo reforma eleitoral e democracia participativa com a Deputada Margarete Coelho é o Professor Örjan Öslen. Acompanhe no link youtube.com/watch?v=zYzO0X…
Hoje atingimos a marca de 500 mil mortos pela #COVID19. Registro minha solidariedade pela legião de famílias e amigos enlutados. Espero que as lições aprendidas ergam uma sociedade mais justa e solidária para o futuro. Responsabilidade social já!
A vida política se faz de renúncias pessoais, de diálogos permanentes, de incondicional tolerância e respeito pelos outros. Os 90 anos de FHC simbolizam todas essas virtudes de um homem que fez da devoção à causa pública a tônica de sua história. Parabéns, presidente.
Estamos ao vivo no YouTube no canal do #sejaidp para mais um evento das Conferências Paulo Brossard. Hoje discutimos Semipresidencialismo e Governabilidade com o ex-Presidente Michel Temer e o jornalista William Waack youtube.com/watch?v=tqHcjI…
Recebo com pesar a notícia do falecimento de Carlos Langoni, ex-presidente do Banco Central. Langoni impulsionou debates de extrema importância para o desenvolvimento do Brasil. Deixa um legado de grandes contribuições ao país! Meus sentimentos à família.
Marco Maciel foi um exemplar homem de estado. Deixa um legado de diálogo, de construção de pontes que viabilizaram soluções imprescindíveis para o nosso país. Uma irreparável perda. Meus sentimentos à família.
Na segunda-feira (14), o STF realiza uma importante audiência pública sobre o monitoramento do sistema prisional brasileiro. Acadêmicos, gestores públicos e representantes da sociedade civil discutirão os desafios da implementação das decisões do Supremo. Imperdível
A morte de inocentes em operações policiais tornou-se banal. Dessa vez, a guerra urbana tirou a vida da jovem Kathlen. Quantas mortes serão necessárias para se entender a completa inviabilidade dessa política? Meus sentimentos à família!
Ocorreu ontem o primeiro painel do Ciclo de Debates “Conferências Paulo Brossard”, que contou com as ilustres presenças dos professores Manoel Gonçalves e José Levi para debater o tema “Crise do Presidencialismo e Reforma da Governança”. Vejam como foi: youtube.com/watch?v=akcZmX…
Retweeted by Gilmar Mendes
Manifesto meu pesar pelo falecimento de Mozart Vianna, ex-secretário-geral da Câmara dos Deputados. Durante décadas, Mozart prestou um brilhante serviço ao Parlamento. Foi testemunha da consolidação da nossa Democracia. Meus sentimentos aos amigos e familiares.
Estamos ao vivo participando do primeiro encontro das Conferências Paulo Brossard, discutindo o tema “Crise do Presidencialismo e Reforma Política” com o Professor Manoel Gonçalves Ferreira Filho. Acompanhem no YouTube youtube.com/watch?v=akcZmX…
Participem do Ciclo de Debates “Conferências Paulo Brossard”. Profissionais de diversas áreas serão convidados para debater os possíveis desenhos de uma reforma política que possa corrigir ou atenuar defeitos do nosso atual modelo de governança. idp.edu.br/eventos/ciclo-…
Retweeted by Gilmar Mendes
A aprovação da Coronavac pela OMS é mais um importante sinal de que o Brasil, quando segue a ciência, caminha na direção correta para superar a #COVID19. No entanto, muito ainda precisa ser feito! Renovo meus agradecimentos aos profissionais do @butantanoficial
As cenas de truculência e brutalidade da ação policial em Recife causam imensa preocupação com o despreparo das forças para lidar com manifestações de grande porte, que tendem a se tornar frequentes em 2022. Dois homens que sequer manifestavam perderam um olho. Até quando?
Parabenizo Sebastião Salgado pelo título de doutor honoris causa concedido pela @Harvard. É um grande orgulho para todos os brasileiros tal reconhecimento pelo trabalho de Salgado, que dedicou sua vida para a arte e hoje é mundialmente reconhecido. news.harvard.edu/gazette/story/…
Espero que a hostilização de profissionais de imprensa no exercício de seu ofício nunca seja naturalizada. Em uma democracia, situações como a sofrida por @pedromeletti não são aceitáveis e merecem o nosso mais profundo repúdio. Minha solidariedade! #LiberdadeDeImprensa
Hoje participei do seminário em comemoração aos 20 anos dos Juizados Especiais Federais, promovido pela @OABRJ_oficial. Na oportunidade, ressaltei o sucesso da Lei 10.259/2001 na garantia de eficiência e acesso à Justiça. Vejam como foi: youtu.be/xgjd0D2KQqo
Retweeted by Gilmar Mendes
Twiends™ uses the Twitter™ API, displays it's logo & trademarks, and is not endorsed or certified by them. These items remain the property of Twitter. We do not sell followers, we only provide display advertising. Bots & fake accounts are not permitted on twiends. © 2009
Grow Your Twitter Free
Want To Grow Your Twitter?
We help other people find and follow you on Twitter.
Key Info:
Started in 2009
Over 6 million signups
Country targeting provided
We never auto tweet to your timeline
We never auto follow others
We actively moderate our community
Please Share
Please upgrade your browser  chrome